segunda-feira, 7 de outubro de 2019





Lute contra a artrite com uma xícara de chá


Você quer ser mais moderno e saudável? Beba chá. Chás verdes, pretos, oolong e brancos são carregados com polifenóis, compostos derivados de plantas que estimulam o sistema imunológico e podem proteger contra certas doenças, incluindo artrite.


"Beber chá aumenta a capacidade das células T reagirem contra infecções bacterianas e virais", diz Jack F. Bukowski, MD, PhD, reumatologista do Brigham and Women's Hospital em Boston. Esta ação ajuda seu corpo a combater gripes e resfriados. "Eu suspeito que isso seja bom para pessoas com artrite reumatóide , que estão tomando medicamentos imunossupressores que os tornam mais suscetíveis à infecção", diz ele.

Estudos mostram que o chá pode ter  propriedades anti-inflamatórias . Em estudos de laboratório, os pesquisadores da Case Western Reserve University, em Cleveland, mostraram que o EGCG (uma substância do chá verde) pode interromper a progressão da artrite ao bloquear a interleucina-1, uma célula pró-inflamatória, da cartilagem danificada.

Benefícios de saúde do chá

Estimulados por estudos promissores, os pesquisadores também estão analisando a capacidade do chá de:
  • Promover a saúde do coração. Estudos mostram que o chá pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos em pessoas com doenças cardiovasculares .
  • Lutar contra o câncer.  "Os polifenóis induzirão certas células tumorais à apoptose (morte celular programada)", explica Stephen D. Hsu, PhD, pesquisador da Georgia Health Sciences University em Augusta.
  • Melhore a força óssea. Um estudo descobriu que o chá verde melhora a qualidade e a força dos ossos. Outro descobriu que bebedores de chá com mais de 50 anos tiveram um risco 30% reduzido de fraturas de quadril.
  • Rejuvenescer as células da pele.  Hsu diz que o chá verde parece promover o crescimento saudável das células da pele, o que poderia ajudar na cicatrização de feridas e na psoríase.
  • Proteja o cérebro . Um estudo de laboratório no Reino Unido sugere que o chá preto e verde pode retardar a progressão da doença de Alzheimer. Um estudo de laboratório alemão sugere que o chá verde pode inibir a inflamação e os danos neurais associados à progressão da esclerose múltipla.

Fatos e dicas sobre o chá

Escolhendo um chá:  Apesar das diferenças de sabor, os chás verde, preto, oolong e branco vêm da mesma planta, Camellia sinensis , um arbusto de flor branca da família sempre-verde. Processar os brotos e folhas de maneira diferente produz os diferentes chás. O chá preto, por exemplo, é fermentado. Chás verdes e brancos parecem ter os mais altos níveis de polifenóis, talvez porque sejam menos processados. Chás de ervas vêm de outras plantas com níveis antioxidantes variados.
Para obter um chá rico em polifenol, embeba o saquinho de chá ou deixe-o em água fervida por 5 minutos. Optar por chá gelado ou descafeinado ou usar condimentos como limão ou mel não trará benefícios ao chá.
Um copo ou dois? Cerca de duas horas após o seu último gole de chá, os níveis sanguíneos de polifenóis caem, diz Hsu. Você precisaria beber sete ou oito xícaras de chá durante o dia para manter os níveis de polifenóis sempre elevados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário