terça-feira, 18 de abril de 2017

O que acontece com a água alcalina no ambiente altamente ácido do estomago


Entre as pessoas que questionam os benefícios da água alcalina, a maior questão é: “O que acontece com a água alcalinizada quando chega ao estomago, que é um ambiente altamente ácido ? " .
Pessoas que tem algum conhecimento do corpo humano, incluindo médicos e terapeutas, fazem esta pergunta.
Vamos responder a esta pergunta para que não haja mais dúvidas com relação aos benefícios da água alcalinizada.

A fim de digerir alimentos e eliminar alguns tipos de bactérias e vírus no nosso estomago, que vem junto com o alimento, o interior do nosso estomago é extremamente ácido. Com valor de pH em torno de 4. Quando nos alimentamos ou tomamos água, especialmente água alcalina, o pH do estomago sobe. Quando isto ocorre, existe um mecanismo de feedback em nosso estomago que detecta esta situação e aciona um comando na parede do estomago, para secretar mais ácido clorídrico, para trazer de volta o pH em 4. Desta forma o estomago torna-se ácido novamente. Quando tomamos mais água alcalinizada, mais ácido clorídrico é secretado para manter o pH ácido. O que parece um ciclo vicioso sem objetivos bem definidos.
Entretanto, assim que você compreender como as paredes do estomago produzem ácido clorídrico, você vai entender porque a água alcalina é muito importante para o nosso corpo. Um amigo patologista explicou o seguinte: não existe um reservatório de ácido clorídrico em nosso organismo. Fosse assim, teríamos nosso corpo queimado e perfurado e provavelmente não viveríamos. As paredes do estomago produzem o ácido instantaneamente e de acordo com a demanda. Os ingredientes da célula estomacal que formam ácido clorídrico (HCl) são: dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e cloreto de sódio (NaCl) ou cloreto de potássio (KCl).

NaCl+H2O+CO2 = NaHCO3
Ou
KCl+H2O+CO2 = HCl+KHCO3

Como podemos comprovar, o subproduto da produção de ácido clorídrico é o bicarbonato de sódio (NaHCO3) ou o bicarbonato de potássio (KHCO3), que entra na corrente sanguínea ! Esses bicarbonatos são os tampões alcalinos que neutralizam os ácidos em excesso no sangue. Eles dissolvem resíduos sólidos de ácidos, neutralizando-os e liberando dióxido de carbono extra, através dos pulmões.
Conforme envelhecemos, vamos perdendo a capacidade de alcalinização do nosso organismo, devido a acidose. Há portanto, uma relação entre o processo de envelhecimento e a acumulação de ácidos.
Olhando para o pH do estomago, isoladamente, parece que a água alcalina nunca chega ao nosso organismo. Mas quando você olha para o organismo como um todo, existe um ganho de alcalinidade proporcional á quantidade de água ou alimentos alcalinos que consumimos.
Quando o pH do estomago ultrapassa 4, ele sabe o que fazer para abaixá-lo. No entanto, se o pH fica abaixo de 4, seja lá qual for o motivo, ele não reage. É por essa razão que nos valemos de antiácidos para alívio de acidez estomacal. Neste caso, o ácido clorídrico não é produzido pelo estomago, portanto, nenhum tampão alcalino está sendo adicionado à corrente sanguínea.
Depois que o alimento é digerido pelo estomago ele vai para o intestino delgado. Neste ponto, o alimento é tão ácido que destruiria as paredes do intestino, não fosse pelo suco pancreático alcalino produzido pelo pâncreas. Este suco é composto por bicarbonato de sódio.
Conforme as fórmulas anteriormente enunciadas, o pâncreas, para produzir álcali, deve produzir ácido também, que entra em nossa corrente sanguínea.
Após uma grande refeição, ficamos sonolentos. Não durante a refeição ou enquanto o alimento está sendo digerido, mas sim quando ele está saindo do estomago. Esse é o momento em que o ácido clorídrico está entrando em nosso sangue e como ele é o ingrediente principal nos anti-histamínicos é o que causa sonolência.
O corpo mantém um perfeito equilíbrio entre a produção de álcalis e ácidos. Portanto não há ganho líquido. Entretanto, álcalis adicionados ao corpo, como água alcalina, resulta em um ganho líquido de alcalinidade.

Fonte: Sang Whang Enterprises, Inc.

 ALCALINIZADOR MINERALIZADOR DE ÁGUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário