terça-feira, 17 de março de 2020

O QUE SÃO VÍRUS E COMO EVITAR UMA INFECÇÃO VIRAL?


A palavra vírus é originária do latim e significa “toxina venenosa ou veneno”.
vírus é um organismo biológico muito pequeno (20-300 ηm de tamanho) constituído de uma ou várias moléculas de DNA ou RNA. A maioria não pode ser vista em microscópios óticos, mas pode ser visualizada através da microscopia eletrônica. O vírus precisa de uma célula animal, vegetal ou de uma bactéria para poder replicar seu material genético. É assim que eles modificam o metabolismo da célula que parasitam, provocando sua degeneração e morte.

Fora das células, os vírus são inertes e até podem cristalizar-se como os minerais, mas dentro delas tem uma grande capacidade de multiplicação. Um único vírus é capaz de dar origem, em poucas horas, a milhares de novos vírus. Dessa forma, é capaz de causar doenças em animais, vegetais e bactérias.
Os vírus podem penetrar no organismo humano pela respiração, pelo sistema digestivo, por inoculação direta, etc. Não há muitas opções de remédios para combatê-los e o importante é prevenir.
Alguns vírus infectam apenas bactérias (bacteriófagos), outros infectam apenas fungos (micófagos) e há também os que só infectam as plantas ou os animais.
Não existem tratamentos específicos para as doenças viróticas e só resta esperar que o organismo produza os anticorpos capazes de destruir os vírus. Para isso contribuem o repouso e uma boa alimentação. No entanto, os medicamentos para aliviar os sintomas desconfortáveis que as doenças viróticas provocam, como dores de cabeça, dores no corpo, febre, etc. podem e devem ser utilizados.
Como prevenir as doenças provocadas por vírus
Quando um indivíduo é atacado por vírus, ele passa a fabricar anticorpos que os combatem. Por essa razão, é muito importante manter o sistema imunológico em perfeito funcionamento.
É fundamental manter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, dormir por cerca de oito horas ao dia, evitar estresse excessivo, praticar atividades físicas regulares, manter hábitos de vida saudáveis, para fortalecer o organismo contra as infecções.
Vacinas são fundamentais na prevenção de vírus.
É importante lembrar que os antibióticos NÃO combatem os vírus, mas podem ser úteis nas infecções bacterianas que podem se associar a eles.

Fontes e Referências:
ABCMED, 2014. O que são vírus? Quais são as principais doenças que eles causam? Como evitar uma infecção viral?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/vida-saudavel/520097/o-que-sao-virus-quais-sao-as-principais-doencas-que-eles-causam-como-evitar-uma-infeccao-viral.htm>. Acesso em: 16 mar. 2020.
U.S. National Library of Medicine - National Institutes of HealthNature - Scientific Reports e American College of Healthcare Sciences.

As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário